Logo - King Kenzo
.Home .O autor
_.Ideias _.Volumes
__.Roteiros __.Contato
___.Filosofias

Como apresentar seu projeto e receber a resposta de um editor.


Na verdade eu não sei. Vai depender do editor, do momento e do alinhamento das luas de Júpiter. O que vou falar aqui são mais dicas... o que na verdade todos os meus “guias” são... só achei que valia o aviso.

Primeiro e mais importante de tudo, tenha um bom projeto. Não importa qual editor, qual o momento, nem o alinhamento jupteriano, se seu projeto não for bom, não vai receber resposta. Também não ache que vai enganar o editor, eles são treinados para sentir o cheiro de uma furada e se sentirem o cheiro nem se incomodarão de ler. É só lembrar de conseguir algumas confirmações em relação a qualidade do seu projeto (com amigos, família, desconhecidos, inimigos... não importa, desde que sejam sinceros) e que o editor procura um produto que venda, logo o projeto tem que ser bom desde o começo, não pode assustar o mercado, tem que casar com o estilo da editora, entre outras coisas que se parar 5 minutos para pensar vai conseguir deduzir sem problemas.

Outro ponto importante e geralmente esquecido é a reputação. O editor procura projetos, mas ele não vai pegar o seu e te jogar na sarjeta, você vai junto com o projeto... logo se você for um merdinha, não vai importar tanto a qualidade do seu produto. Basta tomar cuidado com o que faz nas redes sociais e em qualquer lugar onde eles possam te encontrar facilmente. Dá para usar isso ao seu favor também. Sabendo que eles pesquisarão sobre você, passe uma maquiagem para eles te acharem mais bonito e facilite que encontrem o que quer que encontrem. Participe de fóruns da área, mostre que sabe receber críticas, monte um blog/portfólio que parece o word onde posta seus projetos/tutoriais, sei lá, só não exagere... maquiagem demais não é bom, te deixa parecendo uma vadia e pelo motivo abaixo.

Seja você mesmo... talvez um pouquinho mais formal. A editora vai trabalhar com você, não com um personagem que você criar. Sei que formalidade é útil e faz um baita sentido, mas por favor, ninguém é formal espontaneamente, não somos robôs. Lógico que tem que ser esperto e mostrar um mínimo de profissionalismo, não usando gírias nem internetês, mas também não precisa começar com “venho por meio desta”.

O e-mail
Hora de botar a mão na massa e preparar o e-mail (o recomendado de verdade é tentar (por telefone) conseguir uma reunião “ao vivo” ... mas vou ser um tantinho mais realista e falar de e-mail).

O que faz alguém ler um e-mail? O remetente e o assunto. Pela lógica do que já falei, recomendo usar seu e-mail pessoal... só pense com carinho em criar uma outra conta caso seu e-mail seja algo como joaogaranhao@tantofaz.com (vale para as redes sociais também).
Para o assunto seja claro, breve e supimpa. Coisas como “envio de originais” e “por favor avalie” não são necessárias, é bem óbvio que se trata disso quando chega um e-mail de um desconhecido na caixa de entrada de um editor. Tente sintetizar seu projeto em uma frase curta, do menor tamanho que conseguir. Se seu projeto for atraente, provavelmente a síntese vai ser também (por exemplo o assunto para vender esse blog “blog de/para aspirantes a roteiristas”).

Para o conteúdo basta apresentar brevemente.
Se apresente e venda só um bucadinho o peixe. “Oi, meu nome é [...], mas uso o pseudônimo/apelido [...] na internet, tenho [...] anos moro em [...]. Gosto de escrever sobre [...]. Tenho recebido boas críticas desse projeto e blábláblá...”, simpático, breve e puxa um bucadinho a sardinha pro seu lado (não puxe demais a sardinha, não pega bem).
Gosto de apresenta como surgiu o projeto, acho que passa um carinho especial que você tem com ele. “Tive a ideia para esse projeto enquanto [...]”, se a história de como criou a história for interessante pode cativar o editor levando-o a lê-lo. Se não for interessante pule essa parte, ou não caso não venha a afastar a sardinha com coisas do tipo “tive a ideia para esse projeto enquanto lia o projeto de outra pessoa”.
Apresente o projeto. É preferível apresentar ao invés de pôr a sinopse para passar que está dando uma atenção extra para o editor e para facilitar a vida dele na hora de ler o projeto. Também fale do futuro do projeto se parecer conveniente/necessário.

Feito isso anexe um arquivo em pdf do projeto (coloque uma apresentação sua, uma introdução antes do texto e uma forma de contato no arquivo para facilitar que seu projeto se espalhe de forma eficaz) e um link para o arquivo/texto online (o que recomendo que tenha). Talvez colocar um link de fórum ou coisa do tipo para que o editor veja as críticas que recebeu e com certeza um link para um portfólio caso tenha um.
Agradeça, se desculpe pelo incomodo (ou não, sei lá... as vezes me parece certo, outras vezes não :P), aperte enviar e tome um calmante, porque a resposta vai demorar... isso se ele vier (se ela não vier por favor, aguente alguns meses antes de tentar de novo com o mesmo editor ou empresa... e por favor, não peça por explicações de porque não teve resposta antes... isso pega muito mal e não vai adiantar nada).

É isso, boa sorte e me avise se o que falei aqui te ajudou a pelo menos receber uma resposta... vai me fazer sentir especial.

Obrigado e desculpe o incomodo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© King Kenzo - 2014. Todos os direitos reservados. Esse site não funciona direito no celular... foi mal :P Tecnologia do Blogger